terça-feira, 19 de junho de 2012

Parto humanizado domiciliar


Quando assisti este vídeo pela primeira vez, fiquei encantada. Até então, não conhecia o parto humanizado domiciliar e comecei a ler mais sobre o assunto. Vi que é possível e pensei comigo, está decidido, vou querer um parto assim! 

O vídeo da Sabrina, no nascimento do Lucas, é algo mágico! Ela decidiu fazer seu parto em casa. Um ambiente propício e todo acolhedor para receber uma nova vida. A futura mamãe estava cercada de cuidados e mimos do maridão. A cumplicidade do casal no trabalho de parto foi fundamental para receber o pequeno Lucas.


A gestante deve ter toda a liberdade de escolher o local do seu parto, desde que não tenha nenhum risco pra ela e nem para o bebê. E deve ser algo planejado e consciente.

Fiquei assustada com o índice de cesárea no Brasil, mais de 52% dos partos são cesarianas. Uma taxa altíssima já que o recomendado pela a Organização Mundial de Saúde é de 10 a 15 por cento.

Dar vida ao seu bebê deve ser um processo natural. Acredito que o parto humanizado domiciliar deixa a futura mamãe mais a vontade e segura de ter seu filho num ambiente cheio de aconchego e acolhedor. Coisas que um hospital não pode oferecer.


Algumas recomendações para fazer o parto domiciliar. 
ü  A gestação precisa ser de baixo risco e deve ser acompanhada desde o início por meio dos exames de pré-natal.
ü  A mulher deve estar preparada psicologicamente, consciente da sua decisão e disposta a vivenciar a experiência. No parto em casa, por exemplo, não é possível tomar anestesia. 
ü  As pessoas que acompanharão o parto precisam apoiar a gestante. Ter ao seu lado familiares e amigos que concordem com sua decisão é fundamental para criar um clima positivo.
ü  A organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a quem optar pelo parto domiciliar ter um plano de emergência, como uma ambulância no parto de casa, para chegar rapidamente ao hospital caso haja alguma intercorrência.

Marcha do Parto em Casa
No final de semana passado (16 e 17 de junho) mulheres em diversas cidades do Brasil realizaram uma marcha em defesa do direito da gestante escolher o local do parto. A marcha do parto em casa foi organizada por uma página na internet, via facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário